Total de visualizações de página


terça-feira, 8 de abril de 2014

8 DE ABRIL - DIA NACIONAL DO BRAILLE


O Dia Nacional do Braille é comemorado no dia 8 de abril em homenagem à data do nascimento de José Álvares de Azevedo que foi o primeiro professor cego no Brasil, trouxe o método de estudo do Sistema Braille de Paris e recebeu título honorífico de “Patrono da Educação dos Cegos no Brasil”.

A tecnologia é um elemento de inclusão social no País, porém, é preciso cuidado para que não haja uma “desbrailização” por conta dá má utilização dessas inovações, os livros falados e os meios digitais acessíveis são importantes para o desenvolvimento cultural dos cegos, mas nada deverá substituir o método Braille como sistema base da sua educação.

Ainda que os meios digitais sejam considerados significantes instrumentos no processo de inclusão, estes não são qualificados como meio de alfabetização. Não possibilitam que os cegos sejam inteiramente independentes em suas funcionalidades cotidianas diante ao entendimento de importantes e diferentes manifestações da linguagem oral e escrita.

Vamos juntos continuar levantando a bandeira da Inclusão das pessoas com deficiência visual, promovendo cada vez mais o acesso à informação para quem precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário